História – Honda CBR600F

 

CBR_600F_2012 Honda CBR600F – 2012

     A Honda é uma marca muito singular e a diversidade dos seus modelos atrai milhares de motociclistas. Conheça a história da Honda CBR600F, assim como as suas características principais e compreenda o porquê desta moto esportiva continuar a ser uma das mais apreciadas do mercado.

A origem da CBR600F
 
    Foi no ano de 1987 que a CBR600F foi lançada para o mercado e, desde então, tem-se revelado um verdadeiro sucesso de vendas. Trata-se de um tipo de moto que marcou várias gerações, á medida em que trouxe níveis de performance espantosos à classe de média cilindrada.

CBR_600F_1987 Honda CBR600F – 1987

     A satisfação de conduzir uma CBR600F está diretamente ligada à capacidade da moto em fazer exatamente o que lhe pedem e quando lhe pedem e esse princípio de controle total é uma característica diferenciadora deste modelo que se mantém atual até aos dias de hoje.

     A CBR600F tornou-se assim um ícone dos tempos modernos, uma vez que continua a ser reconhecida pela sua maneabilidade intuitiva, facilidade de condução e ótimo desempenho na estrada.

CBR_600F_1988

A evolução da CBR600F: O aparecimento da linha Sport

     A CBR600F é uma moto que esteve sempre em constante evolução e isso permitiu-lhe atingir um patamar de excelência dentro do motociclismo mundial. Os primeiros modelos, nomeadamente a CBR600F-H/J, foram desenvolvidos em 1987 e 1988 e trouxeram consigo caracteristicas muito elevadas para as motos de 600 cm3.

CBR_600F_1989 Honda CBR600F – 1989

     Seguiram-se outros modelos, como a

  • CBR600F-K/L (1989/1990),
  • CBR600F-M/N/P/R (1991 a 1994),
  • CBR600F-S/T/V/W (1995 a 1998) e a
  • CBR600F-X/Y (1999 a 2000) que cimentou ainda mais a posição dominadora da moto no segmento das motos esportivas.

     Introduziram-se novos materiais de acordo com o desenvolvimento da tecnologia, com o intuito de dotar a CBR600F como a melhor moto de todos os tempos.

CBR_600F_1990 Honda CBR600F – 1990

A Linha Sport

     No ano de 2001, a CBR600F apresenta uma nova linha: a Sport.
    Este modelo foi desenvolvido com o objetivo de ir ao encontro dos gostos dos motociclistas que têm uma enorme paixão pelas motos de corrida.

     A CBR600F Sport começou assim o novo milénio apontando para o sucesso nas pistas de corrida. Um dos maiores segredos da potência deste modelo foi à utilização da tecnologia PGM-FI de injeção de combustível. Este modelo foi comercializado ininterruptamente entre os anos de 2001 e 2006 nos modelos CBR600F-1/2/3/4/5/6.

CBR_600F_1991

A nova CBR600F

     A nova CBR600F  foi lançada em 2011 sendo um produto cuidadosamente trabalhado e desenvolvido para satisfazer as exigências de todos os motociclistas que procuram algo mais virado para o conforto e para a aventura no asfalto e não tanto para as pistas de corridas.

     O objetivo principal passa por criar uma moto esportiva de estrada com um elevado desempenho e com a acessibilidade que sempre caracterizou a CBR600F. O conceito de controle total é uma imagem de marca da CBR600F que, continua assim, fiel aos seus ideais originais.

CBR_600F_1992 
Honda CBR600F – 1992

     Trata-se de uma moto com muito do estilo excitante da Supersport, mas com o conforto e funcionalidade suficientes para que a condução do dia-a-dia seja o mais agradável possível.

     Com a nova moto pretende-se atingir desempenho mais próximas da Supersport e, ao mesmo tempo, mostrar todo o requinte e funcionalidade da gama CBR.

CBR_600F_1993 Honda CBR600F – 1993

As características principais

A moto CBR600F destaca-se das demais, graças à especificidade técnica das suas características. Das mais importantes, evidenciam-se as seguintes:

  • Apresenta um motor de 4 cilindros em linha em DOHC, compacto e leve, com 599 cm3, arrefecido por líquido e com um avançado sistema de injeção eletrônica multiponto PGM-FI;
  • Oferece um quadro mono braço em alumínio, que contribui para um chassis estreito, esportivo e fácil de manobrar. O seu peso baixo é um fator de extrema importância, pois ajuda a tornar a moto flexível a qualquer velocidade;
  • Tem um garfo dianteiro invertido e braço oscilante em alumínio, o que dá uma enorme confiança a todos os motociclistas e permite uma maneabilidade intuitiva e agilidade incomparável;
  • Tem freios de disco dianteiros flutuantes, com pinças de pistão duplo para uma frenagem potente e segura;
  • Apresenta uma versão com ABS combinado, possuiu 3 pistões nos freios dianteiros e um avançado sistema C-ABS, para frenagem segura em todas as condições;
  • Ostenta um design Supersport, que incorpora uma carenagem integral que contribui para o baixo coeficiente de resistência aerodinâmica e para-brisas(Bolha). A traseira elevada da moto dá-lhe uma postura robusta na estrada;
  • A CBR600F circula sobre rodas leves de alumínio fundido e as dimensões dos pneus são, sem margem para dúvidas, Supersport: 120/70-R17 na frente e 180/55-R17 atrás;
  • Tem um painel de instrumentos moderno e compreensivo, graças ao seu velocímetro digital e conta-giros digital de fácil leitura. Apresenta também indicadores para o consumo de combustível instantâneo e médio, bem como funções de cálculo dos consumos.

CBR_600F_1994 Honda CBR600F – 1994

Motor
  • Relação de compressão 12,0:1;
  • Alimentação Injeção eletrônica PGM – FI – 38 mm de diâmetro do venturi;
  • Ignição Avanço controlado por microprocessador digital transistorizado;
  • Sistema de partida elétrica (motor de partida);
  • Transmissão final Corrente com anéis de vedação;

CBR_600F_1995

Dimensões
  • Distância mínima do solo 135 mm;
  • Pneu dianteiro 120/70 ZR 17 (radial);
  • Pneu traseiro 180/55 ZR 17 (radial);
  • Suspensão dianteira/curso do eixo Telescópica/120 mm;
  • Suspensão traseira/curso do eixo Pro-link, amortecedor regulável/120 mm;

CBR_600F_1996CBR_600F_1997
CBR600F – 1996                                     CBR600F – 1997

CBR_600F_1998 CBR_600F_1999
CBR600F – 1998                                      CBR600F – 1999

Freios
  • Freio dianteiro a disco duplo flutuante, com diâmetro de 296 mm, acionamento hidráulico com cáliper de quatro pistões e pastilhas de metal sinterizado;
  • Freio traseiro a disco simples, com diâmetro de 220 mm, acionamento hidráulico com cáliper de pistão simples e pastilhas de metal sinterizado.

          CBR_600F_2000 CBR600F – 2000

CBR_600F_2001 CBR_600F_2002
CBR600F – 2001                                  CBR600F – 2002

CBR600F_2003 CBR_600F_2004
CBR600F – 2003                             CBR600F – 2004

CBR_600_F4i_2005 CBR_600F_2006
CBR600F – 2005                              CBR600F – 2006

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CBR600F – 2012

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https://motohondacbr600f.wordpress.com


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